Distribuição de recursos financeiros e humanos com olhar na gestão de crises, afasta erros e decola projetos
Se, de acordo com o Sebrae, 60% das empresas fecham as portas antes do segundo ano de funcionamento, adotar uma gestão responsável pelo planejamento estratégico, com alocação correta de recursos administrativos, é urgente para o sucesso do negócio.
“Ou seja, um bom funcionamento de uma instituição tem a sua base na gestão, pelo correto direcionamento dos recursos financeiros e humanos dentro da organização”, explica o diretor da APS New, Alexandre Pedro Silva.
Outro ponto a destacar na gestão eficaz, que coloca as organizações no oceano azul do mercado, está relacionado à capacidade de posicionamento e liderança em situações de crise. “Instabilidade, ameaças externas, desequilíbrio financeiro, estagnação e problemas de imagem são alguns exemplos de desafios corriqueiros e inevitáveis aos quais administradores devem estar preparados para enfrentar”, comenta Alexandre.
O profissional explica que a gestão de crises em uma empresa acontece a partir de um conjunto de ações tomadas na análise do momento crítico. As ações devem minimizar o impacto negativo e encontrar oportunidades para melhoria da imagem e reputação da empresa ou instituição.
“O triunfo, em todas as situações, está na expertise de encontrar saídas ágeis e com baixo custo à administração”, observa o especialista.
Alexandre sugere um pente fino pontual e periódico nas operações importantes da organização, como estratégias societárias, tributárias, contábeis e de marketing, melhorias de processos, formatação de negócios, análises de precificação, escalonagem de produtos ou serviços e adequações legais. “O objetivo, sempre, é corrigir erros, desenvolver metas e resultados”, diz.
No processo de checagem, é recomendado aos gestores: envolverem equipes; elaborarem um plano de negócio; organizarem as finanças; investirem em inovação; e cumprirem prazos estabelecidos.
Para o sucesso dos trabalhos, caso necessário, é sugerido chamar uma consultoria especializada com metodologia e capacidade para analisar o cenário atual corporativo a fim de traçar as melhorias.
Aline Wolff da Fontoura
Assessora de Imprensa – MTB/RS 12.406
Coach de Comunicação, Posicionamento e Autoridade